quarta-feira, 23 de junho de 2010

- Mããe, socorro, sangrei...

Por LP, 23 de junho de 2010

Tudo bem, desespero total, a primeira menstruação ainda é um tabu entre as meninas. Conversar sobre isso com as filhas ainda quer muita falta de vergonha (não levem para o lado ruim).

Antes, muito antes de ser tão madura, e tão “sem-vergonha” não falava sobre muitos assuntos com ninguém, principalmente com os meninos, mas com o tempo, percebi que se quisesse mudança precisava fazer a mudança, foi aí que comecei a conversar com meninos, e meninas sobre assuntos um tanto quando polêmicos (adoro polêmica) e penetrar o universo “teen”, foi quando descobri que tenho facilidade em lidar com tais assuntos.

Mas bem, o artigo de hoje me veio enquanto acordava (um momento sem inspirações eu diria), e relembrei da primeira vez que fiquei menstruada, um horror, acreditem! Foi assim que percebi a necessidade de se falar desse assunto, um tabu!

O episodio da primeira menstruação é horrível, eu sei, mãe conta para o pai, tia, vizinhas e se der para o bairro inteiro que a filhinha dela virou mocinha. Você fica sem graça, envergonhada e com muita raiva? Isso normal. Todas passamos por isso. Vejam por um lado positivo, você está virando uma mulher. Com todas as letras!

Menstruação ainda é chacota por partes dos meninos! O que leva as meninas a se sentirem inseguras e envergonhadas. Intromissão masculina nesse tipo de assunto, principalmente nesses momentos de descobertas não ajudam muito, ainda mais se for por irmão que ficará soltando muitas piadinhas. Minha dica é tentar relevar, pois em algum momento isso passa, garanto, é momentâneo, afinal toda mulher menstrua.

Meninas dividam esse momento com uma pessoa de sua confia, como sua mãe, pois ela é sua amiga e pode te explicar o que significa menstruar e as mudanças que iram ocorrer a partir de agora em seu corpo.

Fique ligada, menstruação é sinônimo de mudanças totais em seu corpo. Então, nada de se assustar com isso. Vale se lembrar o lance higiênico, menstruação deve ser tratada de forma limpa e saudável, para que não acate em doenças.

No mais meninas, não se preocupem, isso é chato? Demais. Você sobrevive? Sim, claro. Cuidados? São importantíssimos. O resto tenho certeza que vocês tiram de letra. Não liguem para o que os meninos vão falar, eles são insensíveis. Trate você de forma única, e lembra-se: Agora você é uma mulher, e pode ficar grávida, então CUIDADOS sempre!

Um comentário:

  1. Lais toda vez que venho aqui me surpreendo com tua facilidade de nos trazer tranquilidade.
    Lembro-me de quando foi minha vez, meu Deus, mães são seres mágicos né ? num piscar todos já sabiam, e ela toda orgulhosa rsrs
    Seu texto é muito bom de se ler, me lembram cada momento ! rsrs

    Um abraço, da sua recente leitora fiel !

    ResponderExcluir

Pior do que uma mulher que fala o que pensa é uma mulher que escreve. (Tati Bernardi)