sábado, 17 de julho de 2010

A Mediadora - A Terra das Sombras

Férias? Época de fazer tudo que se tem em mente, e aquilo que o colégio não deixou. Muitos livros, muitos filmes, muitas séries.

Ler, não há melhor época para isso. A mente não está preocupada com nada, absolutamente nada, e você pode viajar nas paginas dos mais diversos livros. Os melhores, os mais engraçados, os mais ridículos, os mais utópicos. Você pode criticar sem dó nem piedade, fazer piadinhas, e passar a amar este incondicionalmente. Agora não se precisa ler aqueles longos clássicos literários, tudo por sua conta agora. Nada contra os clássicos, por favor. Eles são ótimos, e nos ensinam muito mais que esses Best-sellers nas estantes das livrarias. É muito mais que fantasmas, bruxos e vampiros que brilham no sol. Certo, eu não posso falar nada, afinal eu leio esse tipo de literatura. Mas, com toda certeza sei por onde estou caminhando, a trilha que estou seguindo, e tenho a plena consciência que deste tipo de literatura nada mais que diversão pode-se tirar.

O livro da vez é “A Mediadora – A Terra das Sombras” da Meg Cabot. Vanessa Oliveira, nada de preconceitos literários, preciso me divertir também. Poupo-te de ler esse post.

Minha história com Meg Cabot começou por culpa da Debora Rezende, uma amiga do colégio. Ela simplesmente é fanaticamente apaixonada por Cabot, duvido muito que ela não tenha já lido todos os livros da Meg, se não leu, pelo menos já leu quase todos. Foi por indicação dele que comecei a ler Cabot, o primeiro livro foi “Todo garoto tem”, e depois de tanto a ouvir falar comecei ler a série de “A Mediadora”. Possuo muitas criticas sobre Cabot, acho uma literatura um tanto quanto fantasiosa, porém é muito gostosa pra ler. Ainda mais: o tempo voa quando se faz necessário.

Narrado em primeira pessoa, Suzzanah Simon acaba de se mudar para Califórnia. Diferente de tudo que vivia, a sua nova cidade se tornará muito mais do uma calorosa cidade praiana. Seu desejo sempre foi ser uma garota “normal”, de 16 anos, que vai ao shopping, faz comprar, tem toneladas de amigos, porém isso não seria presumível. Suze, como todos a chamam, tem um “dom”, ela é mediadora. Seu papel é ajudar os fantasmas a resolverem suas pendências aqui nesse mundo, e assim poderem seguir em frente.

Suze não é uma das mediadoras mais pacientes do universo, portanto seu método de resolver a situação é bem simples: tenta primeiramente, conversar e manter o diálogo com o fantasma da vez, se por algum acaso este se manter rude ela parte para a segunda maneira: agressão física. E vamos combinar: porrada é com ela mesma.

Sua mãe se casa de novo, e Suze se vê obrigada a sair da Nova Iorque fria para morar na Califórnia quente, a fim de fazer sua mãe sempre feliz. E passa a ter um padrasto e três meios irmãos, Jake, Brad e David, ou simplesmente Soneca, Dunga e Mestre, como ela gosta de chamar. Ao se mudar pra Califórnia toma um susto: descobre que irá morar em um casarão antigo. Suze odeia casarões antigos isso porque a probabilidade de se ter um fantasma é maior. Ela descobre que sua atual casa foi um hotel e que tem mais de dois séculos de vida. Quando entra em seu novo quarto, Suze é pega novamente de surpresa, percebe que tem companhia: o fantasma Jesse, um latino bonitão que morreu há 150 anos. Porém não é qualquer fantasma. É simplesmente o fantasma que Suze irá se apaixonar. Procurar entender o que Jesse faz em seu quarto, e assim resolver como sempre seus problemas, porém não consegue o mandar embora e se vê obrigada a conviver com um fantasma em seu quarto.

Porém, as esfinges com assombrações não estão somente em sua casa, em seu novo colégio há uma problemática fantasma, que se matou por causa do seu ex-namorado. Heather é uma típica garota que gosta de arrumar muitas confusões no colégio, e agora oferece perigo tanto para seu ex-namorado, como para todos do colégio, pois esta busca vingança.

A mediadora é uma série escrita por Meg Cabot sob o pseudônimo de Jenny Caroll. O primeiro livro – A terra das sombras – foi lançado em 2000. A série é composta por seis livros. Meg Cabot é conhecida tipicamente por escrever romances "teens", direcionado as adolescentes. Em breve um post sobre ela.

3 comentários:

  1. Ahhh Meg, adooro demais ela! n leio tudo por falta de "money" p comprar msm ahsuhasuahus
    jaa morria de vontade de ler a mediadora, agora, deu mais vontade aiindaa *-*

    ResponderExcluir
  2. Férias, que assunto bonito de se falar.
    Logo dou um largo sorriso no rosto, a espantar a tristeza. Tempo onde há folga de tudo, sobretudo de se sobrecarregar de tantas atividades.
    gostei da descrição do livro, procurarei lê-lo.
    Estou terminando o meu 2° livro de Mário Quintana, em homenagem original de seus 80 anos de poesia. Sou uma Quintaneira de coração.
    Senti muita falata de comentar aqui Laís, comecei por comentar no conto do menino com câncer, Menina me apaixonei por aquele conto, fiz todo um comentário e na hora de postar não consseguia de jeito nenhum!
    Mais agr estou de volta
    Pode chamar de evy sim !

    ResponderExcluir
  3. aaaaaaaaaaaamo essa série, não existe melhor, pra mim!
    muito, muito, muuuuito bom! beeeijos

    ResponderExcluir

Pior do que uma mulher que fala o que pensa é uma mulher que escreve. (Tati Bernardi)