sábado, 3 de julho de 2010

A espera de mais quatro anos...

...para temos a nossa taça de HEXA campeão. Demorei a me manifestar sobre a copa do mundo, sou mais de observar, guardar e usar o que me convém depois. Esse é um momento exato para falar do Brasil, da Copa do Mundo e dos brasileiros.

Copa do mundo, evento que ocorre de 4 em 4 anos, e é nesse período que o patriotismo se mostra presente em todos os brasileiros. O orgulho em ser brasileiro se mostra presente nesse período. É isso que me deixa chateada, poxa ser brasileiro de 4 em 4 anos é fácil, patriotismo? Não nada disso.

Patriota para mim, ainda que utópico, é Quaresma, personagem do livro O Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto, um clássico. Quaresma ainda que idealize um país, tinha sim muito, intenso e imenso amor a sua pátria. Os ideais apresentados por Lima Barreto através de seu personagem são os mesmos de todos aqueles que buscam a pátria mais justa, soberana, que respeite toda a população. Vale à pena ler e entender o que realmente é patriotismo à nação.

Não tenho nada contra a copa, afinal é um momento festivo, de alegria, de reuniões harmoniosas.É tempo de rever velhos amigos e comemorar. Sou contra o Brasil perder e os brasileiros colocarem a culpa no Miker Jagger por ser pé frio, ou Dunga por não ter escalado Ganso e Nilmar ou por Felipe Melo ter sido expulso, sem ter nem pra quê. Perdemos, voltamos pra casa, é triste, mas continuamos a vida, não é de direito a ninguém ficar colocando a culpa nos outros, enquanto só ganhamos ninguém reclamava, só porque perdemos vamos ter que achar um culpado? Não, esse não era o nosso momento, perder faz parte. A possibilidade de perca é valida em todos os tipos de competições. Então, nada de achar culpa para nada. É levantar a cabeça e começar a trabalhar para a copa de 2014. Tenho certeza que amanhã ninguém mais andará com blusas da seleção ou com bandeirinhas em seus carros.

A copa de 2014 será um tanto quanto especial, afinal lembremos será que em nosso país. Espero que até lá ocorra muitas mudanças, afinal não é chegar os times e jogar pra sair um campeão, precisamos fazer bonito. E que o Hexa seja nosso!

Um comentário:

  1. num mundo onde tudo é comandado pelo dinheiro...
    porque no futebol seria diferente?

    ;D

    fica o questionamento provocativo.

    ResponderExcluir

Pior do que uma mulher que fala o que pensa é uma mulher que escreve. (Tati Bernardi)