quarta-feira, 28 de julho de 2010

Azul é para pesadelos

Azul é para pesadelos é um livro que mistura amor, amizade, mistérios, bruxaria e o sobrenatural. É narrado em primeira pessoa, pela nada fantástica, Stacey Ann Brown, uma garota que está em seu primeiro ano em um colégio interno. Stacey poderia ser uma garota como outra qualquer, senão fosse pelo segredo que guarda. Ela não é a garota mais popular do colégio, nem a mais bonita, muito menos a mais inteligência e como se isso não bastasse, Stacey está perdidamente apaixonada pelo Chad, namorado de sua melhor amiga Drea.

Poderia ser um ano qualquer na vida de Stacey, mas as coisas no colégio não serão tão fáceis assim. Seus pesadelos voltaram a atormentá-la e seu segredo está ameaçado. Dona de habilidades especiais, Stacey vem de uma geração de bruxas, sua falecida avó lhe ensinou muito sobre o passado de sua família e deixou consigo um livro de feitiços, que só deve ser usado em caso de extrema urgência. Será hora de usar os feitiços contidos nesse livro? Agora que seus pesadelos premonitórios voltaram a atormentá-la?

“Eles são sempre iguais. É sempre noite, e estou numa floresta, procurando Drea. O ruído de seu corpo escondido em algum lugar atrás de mim. Galhos se quebram, folhas estalam. O vento sopra em meus ouvidos, umedecendo meus olhos. E a dor em meu estômago: aguda, crua, implacável. Real.”

Agora, os seus pesadelos estão envolvendo Drea. Não pesadelos corriqueiros. A última vez que Stacey teve esse tipo de pesadelo, e ela os ignorou Maura foi assassinada. Dessa vez os pesadelos são piores, são mais reais. Stacey precisa lutar contra si mesmo e contra seus pesadelos, não se perdoaria se algo acontecesse com Drea, vive se culpando demais pelo que aconteceu com Maura.

Os pesadelos se tornam real quando Drea se torna alvo de um perseguidor psicopata, Stacey quer a todo custo salvar a amiga. É então que decidi usar os feitiços que sua avó lhe ensinara para descobrir quem é o psicopata perseguidor, usando plantas, ervas e velas azuis para clarear seus pesadelos. Porém, Stacey é um tanto quanto insegura, com pouca autoconfiança, e essas qualidades são primordiais para o sucesso do feitiço.

O perseguidor é alguém de dentro do colégio, então todos se tornam suspeitos, inclusive o Chad. É por meio de telefonemas e bilhetes que o psicopata faz ameaças e chantagens tentando afastar Stacey de seu caminho. O que Stacey não esperava era que o perseguidor sabe de um segredo que pode destruir sua honra e arruinar suas amizades. Além disso, tem o Chad que gosta dela, e é sensível a seus sentimentos, o que pode abalar a confiança de sua amizade com Drea, tornando sua amiga alvo fácil do psicopata.

A história fica tensa quando é deixado no banheiro onde Drea está uma caixa, e dentro desta contem lírios, a flor da morte, indicando com sua quantidade os dias que faltam para o encontro dele com Drea. O tempo corre contra as garotas, é preciso que Stacey descubra quem é ele, ou Drea poderá sofrer sérias conseqüências. É em seus pesadelos que está chave para a salvação de Drea.

Muitas garotas se identificaram com Stacey, pois essa é uma adolescente, insegura que passa por diversas situações envolvendo seus sentimentos, é um momento em que ela precisa lhe dar melhor com eles. A autora lhe beneficia com momentos de tensão, o que os leitores podem tirar grande proveito. Ninguém abandonará o livro antes que descubra a identidade do perseguidor de Drea.

"Vovó costumava acender uma vela igual àquela, todas as noites antes de ir para a cama, mas só depois que eu fiz doze anos resolvi perguntar o porquê da vela ser azul. Lembro-me dela olhando para mim, seus olhos pesados, devido ao tempo, aos anos. Ela apagou a vela com um sopro e franziu a testa. Mesmo assim, ela respondeu. Uma afirmação que até hoje me faz pensar: - Porque o azul é para pesadelos - ela diz. - Para fazê-los irem embora ou para trazê-los de volta, depende de como você a usa. - Você tem pesadelos?

Autora: Laurie Faria Stolarz

Editora: Bonobo Teen

288 páginas, 1º Edição/2009.

Volume 1 da série: azul é para pesadelos.

3 comentários:

  1. "você tem pesadelos?".. haa desde q vi o livro aki do lado fiquei com vontade de ler, agora então nem se faala né?
    Grrr, preciso de dinheiro p comprar liivroos [fatérrimo!]

    ResponderExcluir
  2. Menina...
    Você é foda, descreve perfeitamente tudo.
    Ah, agora eu quero esse livro.

    ResponderExcluir
  3. queria poder saber resenhar assim ^^

    ResponderExcluir

Pior do que uma mulher que fala o que pensa é uma mulher que escreve. (Tati Bernardi)